Um polinômio com os termos
com
, tem sua função polinomial escrita da seguinte forma:
Faça um programa que realize as operações de soma, subtração e multiplicação de polinômios. O seu programa deve apresentar o seguinte menu para a escolha do usuário:
1) Adicao
2) Subtracao
3) Multiplicacao
4) Sair
Operacao:
O programa deve continuar em loop até que a opção 4 seja escolhida.
Entrada:
O usuário irá digitar apenas os coeficientes dos termos. As duas equações abaixo são equivalentes.


Para representar o polinômio acima, o usuário irá digitar os coeficientes no seguinte formato:
1 0 2 0 3
Obs:
- O usuário deve digitar o grau do polinômio e os dois polinômios da operação.
- O grau maximo é 100.
- Deve-se considerar que ambos os polinômios tem o mesmo grau.
- Se os dois polinômios não tiverem o mesmo grau, o menor será preenchido com coeficientes zeros ate ambos polinômios estarem com o mesmo tamanho.
- Os coeficientes são números reais.
- A ordem de entrada dos termos é do menor grau para o maior grau.
- Quando houver um termo nulo, o coeficiente será zero.
Saida:
O polinômio de entrada: 1 0 2 0 3, ficaria da seguinte forma:
3.0x^4 + 2.0x^2 + 1.0
Obs:
- Para cada operação, o programa deve imprimir o polinômio.
- Deve-se imprimir primeiro, os termos de maior grau (ordem contrária da leitura dos coeficientes na entrada dos dados).
- Imprima os sinais de + e - de acordo com o sinal do coeficiente. Há um espaço em branco antes e depois dos sinais (+ ou -), exceto se for o primeiro termo do polinômio, que tem o sinal de - junto do coeficiente.
- Um termo é impresso da seguinte forma: 5.0x^3, onde o 5.0 é o coeficiente e o ^3 é o grau do termo.
- O coeficiente deve ter uma casa de precisão.
- Nao escrever coeficientes iguais a 1.0 ou -1.0.
- Escrever apenas x e não x^1.
- Nao escrever x^0.
- Caso o usuário digite um grau inválido (menor ou igual a zero), deve-se imprimir na tela a frase: "Grau invalido" e retornar para o menu.
- Caso o usuário digite uma opção não existente no menu, deve-se imprimir na tela a frase: "Opcao invalida" e retornar para o menu.
Exemplo 1:
1) Adicao
2) Subtracao
3) Multiplicacao
4) Sair
Operacao: 1
Grau: 3
P1: 6 9 4 5
P2: 0 5 6 0
5.0x^3 + 10.0x^2 + 14.0x + 6.0
Exemplo 2:
1) Adicao
2) Subtracao [P2 - P1]
3) Multiplicacao
4) Sair
Operacao: 2
Grau: 3
P1: 6 3 2 10
P2: 5 9 1 5
-5.0x^3 - x^2 + 6.0x - 1.0
Exemplo 3:
1) Adicao
2) Subtracao
3) Multiplicacao
4) Sair
Operacao: 3
Grau: 4
P1: 5 6 9 8 7
P2: 1 0 5 6 2
14.0x^8 + 58.0x^7 + 101.0x^6 + 106.0x^5 + 98.0x^4 + 68.0x^3 + 34.0x^2 + 6.0x + 5.0
Exemplo 4:
1) Adicao
2) Subtracao
3) Multiplicacao
4) Sair
Operacao: 1
Grau: 0
Grau invalido
Exemplo 5:
1) Adicao
2) Subtracao
3) Multiplicacao
4) Sair
Operacao: 5
Opcao invalida
Observações:
- Não utilize comandos do tipo: printf("Digite o valor de...");
- Exercitar conceito: Vetores
- Nome do arquivo: polinomio.c
- Códigos sem edentação e sem comentários não serão corrigidos!
- O programa deve ser submetido na linguagem C.
- O número máximo de submissões é 10.